O Media Smart, programa escolar de literacia para a publicidade nos media desenvolvido pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), venceu uma candidatura europeia para desenvolver e adaptar a Portugal o projeto europeu Happy Onlife, que pretende educar para o uso seguro da internet.
Este projeto comunitário, direcionado para crianças entre os 8 e 12 anos, pais e professores, consiste num conjunto de ferramentas entre as quais um jogo, que recorre uma metodologia interativa para educar sobre as oportunidades e os riscos da internet, abordando temas como a utilização comercial de plataformas digitais, a invasão da privacidade e a recolha intrusiva de dados do utilizador. Para este efeito a APAN está a contar com o contributo de um conjunto de stakeholders institucionais ligados a estas temáticas.
Estas ferramentas Happy Onlife irão ser disponibilizado e divulgado pelo Media Smart, a partir do próximo ano, no seu site e através de várias iniciativas nacionais e regionais.
Para Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, “a mediação ativa dos adultos permitirá, às crianças, a integração de valores e de pensamento crítico, essenciais para a interpretação no universo online. Com este reconhecimento comunitário, o Media Smart em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa vai integrar neste jogo um conjunto de temas associados à publicidade online e segurança das crianças através de estratégias simples e claras para a prevenção e para a mediação.”
O Happy Onlife, lançado em 2015, foi desenvolvido por investigadores em resposta a um desafio da Comissão Europeia para uma necessidade de criar recursos de ajuda a professores, educadores e pais sobre segurança online/proteção de dados, literacia digital e desenvolvimento de competências.
“As crianças tornam-se muito cedo independentes e competentes no que respeita ao mundo digital mas não têm ainda um pensamento reflexivo nem sentido crítico, tornando-se mais vulneráveis ao ciberbulling ou ao roubo de identidade digital, por exemplo”, refere Manuela Botelho. “A mediação ativa dos adultos na utilização da internet é importante porque permite a integração de valores éticos e pensamento crítico e é aqui que o Happy Onlife pretende ajudar”.