Um novo estudo da World Federation of Advertisers (WFA) e da Circus Street destacou as principais preocupações dos marketers das principais multinacionais relativamente a especialistas que precisam recrutar nos próximos anos. As áreas mais críticas incluem Inteligência Artificial de modelagem preditiva, marketing programático e Internet das Coisas (Internet of Things).
A Inteligência Artificial foi citada como a principal área de preocupação por 73% dos entrevistados, que preveem uma lacuna grave no conhecimento e capacidade da empresa no futuro. Outras áreas de preocupação incluíram a capacidade de desenvolver recursos internos para comprar mais media de forma programática (62%) e ter recursos para gerir a Internet das Coisas (52%). A Proteção de Dados e a Realidade Aumentada/Realidade Virtual também foram destacadas como as áreas onde as empresas têm maiores preocupações sobre a sua capacidade de recrutamento.
O estudo WFA e Circus Street também destaca áreas onde os profissionais de marketing reconhecem que o seu desempenho atual não é tão bom quanto deveria, com os maiores gaps a situarem-se entre as prioridades e a performance na integração digital e no comércio eletrónico.