Pela primeira vez em todo o mundo, a grande marca alimentar sueca Felix lançou a sua própria mercearia onde os produtos são cotados tendo por base o seu impacto climático: quanto maiores as emissões de dióxido de carbono, mais elevado é o preço.
Em termos de impacto climático, a produção alimentar é responsável por aproximadamente um quarto das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. No entanto, apesar da crescente consciencialização dos consumidores sobre estes impactos ambientais negativos, e do desejo de fazer melhores escolhas, pode ser difícil saber quais os alimentos que são melhores para o ambiente.
A marca sueca Felix, pertencente à Orkla Foods, percebeu que os consumidores tinham o desejo de uma orientação mais clara neste sentido e tentaram proporcioná-la ao abrir a Climate Store, resolvendo a questão onde realmente conta: no momento da compra.
Na Climate Store, os clientes pagam com equivalentes de dióxido de carbono (CO2e) e todos os produtos têm um preço baseado no seu impacto climático. A empresa afirma que, para reduzirmos para metade o nosso impacto climático, cada cliente deve manter um orçamento semanal de 18,9 quilos de dióxido de carbono equivalentes. Ao utilizar uma moeda baseada no clima, a cadeia Felix enfatiza qual é realmente o verdadeiro custo dos alimentos, e que as mudanças no nosso bolso equivalem às mudanças necessárias para termos um mundo sustentável.
Destacando a paixão da marca por esta nova loja conceptual, Thomas Sjöberg, Diretor de Markerting da Felix, disse: “Será entusiasmante ver como os clientes vão reagir às compras feitas com a moeda CO2e e ver se conseguem manter-se dentro do seu orçamento semanal. Penso que será um abrir de olhos para muitos, ver como certas escolhas afetam o que se pode ter dentro da mesma ‘marmita de almoço’“.
A loja faz parte do trabalho de longo prazo da Felix, por forma a clarificar a ligação entre os produtos que comemos e o seu impacto climático. A partir deste Outono, a marca começou a rotular os produtos com o símbolo “Baixo Impacto Climático” em categorias onde os consumidores que fazem boas escolhas climáticas farão a maior diferença.