O podcast da APAN, “Anunciar o Futuro” renova com o Observador

O podcast da APAN, “Anunciar o Futuro” renova com o Observador
18/05/2021 APAN

APAN estreia podcast na Rádio ObservadorAinda não terminou a primeira temporada de “Anunciar o Futuro” e já podemos anunciar a segunda temporada. Serão mais 12 episódios com protagonistas da indústria do marketing que, de viva voz, nos vão ajudar a compreender os bastidores dos investimentos e resultados das marcas, num mundo em acelerada mudança e cada vez mais digital.

As competências digitais nas empresas e as métricas do digital foram precisamente os temas dos dois últimos podcasts.

João Nuno Pinto, Head of Strategic Marketing da Sumol + Compal abordou a forma como as empresas estão, ou não, preparadas para tirar o máximo partido do digital do ponto de vista do negócio e da comunicação. Considerou que quem abdica do digital está, desde logo em clara desvantagem, no mercado, pelo que esta deve ser uma aposta clara e sobre a qual as marcas não devem ter hesitações. João Nuno Pinto disse ainda que não basta digitalizar processos. Para se aproveitar realmente todo o potencial desta revolução é preciso mudar os processos, de acordo com as potencialidades do digital, o que é algo mais disruptivo.

Mas os ganhos potenciais fazem com que os investimentos a fazer aí valham a pena porque o digital permite o que há muito se ambicionava: o one-to-one com os consumidores. Agora, as marcas podem, de facto, ter a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo. Claro que estamos ainda a atravessar esta revolução digital e, estando ainda no olho do furacão, é difícil ver os verdadeiros impactos e consequências. Quando pudermos olhar para esta fase, em retrospetiva, aí sim poderemos fazer uma avaliação mais certeira sobre o que correu bem e o que correu mal.

Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal explicou que, no digital, as métricas são fundamentais para garantir o investimento das marcas. O problema das métricas é que há uma multiplicidade delas e cada plataforma usa as suas e isso dificulta a tarefa de as interpretar e comparar para poder tirar conclusões fiáveis. No entanto, apesar de ainda haver muito a melhorar nesta matéria, Bernardo Correia considera que estamos no caminho certo.

Para avaliar o retorno do investimento, no fundo a medida de avaliação mais importante de todas, o relevante é ter as métricas certas para poder a análise adequada. Definir bem os objetivos que se querem atingir é um dos aspetos mais importantes para se ter êxito no complexo mundo das métricas no digital.

Os próximos episódios, e últimos da primeira temporada, vão falar do “papel do digital na comunicação das marcas”, dos “limites para a criatividade” e das formas de “medir a eficácia do marketing de influência”.

Para ouvir na íntegra as reflexões de “Anunciar o Futuro” basta aceder aqui.

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