Se 2020 foi um ano de desafios, 2021 certamente será um ano de oportunidades. O jornal online The Drum divulgou recentemente as oito principais tendências para os Media em 2021, tendo por base a opinião de alguns profissionais da área.
Segundo o Instituto Reuters, o ano 2020 foi sem dúvida caracterizado por impulsionar muitas mudanças em todos os sentidos, com 76% dos profissionais de meios de comunicação a afirmar que a pandemia acelerou os seus planos de transformação digital.
- Evidenciar os pontos fortes
Agilidade, rápida capacidade de adaptação e ser tão responsivos quanto possível para ajudar clientes/marcas a permanecerem relevantes, autênticas e eficazes no mercado.
- Adaptação dos canais televisivos
Com a crise sanitária vivida em 2020, a televisão reforçou a importância que tem na vida das pessoas, mantendo-as informadas, entretidas e culturalmente conectadas. Foram obtidos recordes de audiência, não só em canais específicos, mas de tempo passado em frente ao ecrã. Após o choque inicial provocado pela pandemia e o impacto que poderia ter nos investimentos em publicidade, as marcas revelaram que continuavam a confiar na televisão para comunicar, o que obrigou a uma modernização e simplificação dos sistemas de compra de espaço em televisão.
A COVID-19 veio ainda revelar que para se estar com um anúncio em televisão não é necessário uma aposta em processos de criatividade e produção muito dispendiosos. Uma oportunidade para as PME e que será também aproveitada pelas estações de televisão.
- Aumentar o interesse do público pelas notícias
A pandemia não travou a expansão e a transformação dos Media. Acelerou processos de inovação que antes demoram meses a ser implementados. É necessário continuar a inovar não só na forma como as notícias são transmitidas, mas também nas possibilidades de investimentos da indústria do Marketing.
Em 2021 continuará a ser necessário que os meios de comunicação mantenham a sociedade informada e interessada por diversos temas, num cenário caracterizado por elevados níveis de desinformação e de notícias falsas.
- Publicidade em outdoors dinâmica
A publicidade nos outdoors “sofreu” com o aparecimento da pandemia, sobretudo pela carência de audiência. No entanto, tal não invalidou que as marcas continuassem a trabalhar para melhorarem e apostarem na digitalização. Tem-se assistido a um aumento das campanhas digitais, que são dinâmicas e inteligentes, e isso continuará a acontecer em 2021. Por exemplo, algumas marcas têm apostado em campanhas dinâmicas de localização para falar diretamente com as comunidades locais, existindo uma maior segmentação do público-alvo e aumentando a eficácia da comunicação.
- O Outdoor programático
Num mundo incerto e cada vez mais digital, é através da flexibilidade das campanhas programáticas, baseadas em dados, que se vai impactar o futuro do meio outdoor.
Um estudo promovido no Reino Unido em 2020 previa um crescimento contínuo para o OOH programático em 2021, com 99% dos executivos que procuram aumentar os gastos neste canal e um terço com esperanças de duplicar os seus gastos. Para que isso seja realizado a indústria terá que adotar alguma forma de medição padronizada.
- O amadurecimento do digital
A pandemia não só intensificou a enorme migração para o digital, como levou a que as empresas criassem modelos de negócios fortes e diversificados que deram resposta às novas necessidades das marcas e as viram prosperar.
- Os jogos passaram a fazer parte do quotidiano
O setor dos jogos cresceu bastante com o aparecimento da pandemia e, por essa razão, esta é uma plataforma que as marcas não puderam ignorar. À medida que os consumidores gastavam mais tempo nos seus dispositivos móveis as marcas descobriram que o setor dos jogos sociais e móveis estavam praticamente inexplorados.
- Importância de ter boas parcerias
Com os orçamentos sobre pressão as marcas necessitam de redistribuir o seu investimento em Marketing de forma a criar fortes parcerias e as parcerias certas que permitam melhorar o seu desempenho no mercado.
Consulte aqui o artigo original do The Drum.