O IAB (Internet Advertising Bureau) UK lançou um estudo sobre investimentos em publicidade digital, o 2020 Digital Adspend, que inclui, pela primeira vez, o áudio digital como um elemento relevante, resultado da cada vez maior presença do áudio no cenário digital. A análise conclui que, no Reino Unido, este mercado cresceu 17% no espaço de um ano, e representa já um valor de 103,7 milhões de libras. Este valor inclui o investimento em podcasts que disparou 43%.
Este estudo apresenta, também, alguns dados relativos às mudanças no comportamento dos ouvintes durante este ano, sendo que dentro do grupo de pessoas que já ouviam áudio online, 66% têm ouvido mais podcasts desde o início da pandemia, enquanto 54% ouve mais música. Este fenómeno acontece tendo por base fatores simples como relaxamento, entretenimento e companhia.
No artigo do The Drum, alguns membros do IAB UK Audio Group partilham tendências do mundo do áudio online. Faye McDowall, Diretora Estratégica do DAX, programa de digital advertising exhange, afirma que “sim, o áudio digital garantiu verdadeiramente o seu lugar nos planos de media. Os anunciantes abraçaram a forma como o áudio se adapta às mudanças da nossa vida quotidiana e muitas marcas estão apenas a começar a alavancar este poder. Os anunciantes estão a tirar partido de mais conteúdos de excelência, combinando isso com capacidade de segmentação e medição através de streaming e podcasts. McDowall diz que tem visto, recentemente, marcas a utilizarem o áudio para incentivarem a compra através de colunas inteligentes (por exemplo, Alexa, Google Assistant e Siri), e a gerarem influência através dos podcasts.
Ruth Fitzsimons, Diretora do Podfront Uk, plataforma de podcasts britânica, diz que de acordo com o estudo do IAB UK, os adeptos dos podcasts pretendem continuar a consumir este tipo de conteúdo no seu “novo normal”, tendo estes ganhado novos formatos durante 2020, com a exploração de um leque variado de temas desde bem-estar até narrativas de ficção.
Mike Newman, Diretor da Audioboom, plataforma de podcasts, refere que, até então, o consumo de podcasts estava associado a viagens. No entanto, quando se instaurou a pandemia e as viagens diminuíram exponencialmente e, simultaneamente, se verificou que se continuava a ouvir podcast, concluiu-se que as pessoas vão arranjar espaço no seu dia-a-dia para continuar a consumir este conteúdo.
Em relação ao caminho feito pela publicidade nos podcasts, Jack Preston, Diretor do Acast Creative UK & US, fala da sua própria experiência profissional. Através do formato Sponsored Stories que a marca desenvolveu, o Departamento de Educação Britânico lançou o programa “Get Into Teaching”, em colaboração com o podcast The Guardian’s Football Weekly, onde os locutores falavam com professores sobre esta ser uma profissão muito recompensadora. Como resultado, 70% do público-alvo que ouviu o podcast concordou que ensinar é uma opção de carreira a considerar.
Quando questionado sobre o impacto das colunas inteligentes no consumo de áudio digital, Michael Buckley, Diretor de Vendas do Spotify, refere que durante a pandemia o tempo passado em casa criou novas rotinas em relação ao meio onde as pessoas ouvem podcasts e identifica o exemplo das colunas inteligentes, das consolas de videojogos e de dispositivos conectados. Dá também o exemplo da marca de cosméticos NARS, que recorreu ao uso das colunas inteligentes a seu favor, através de uma campanha inovadora de ativação por voz através do Spotify, que permitia encomendar amostras que seriam entregues em casa, numa altura em que as lojas físicas estavam fechadas.
John Flirth, Diretor de Vendas do Bauer Radio, afirma que o streaming de rádio digital também aumentou durante a pandemia, como resultado de muitas pessoas confiarem nestes media para aceder a informação fidedigna, mas também a entretenimento e uma forma de conexão com o mundo fora de casa. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Bauer Radio, 26% dos inquiridos disseram ouvir mais rádio durante a pandemia e que, entre estes, 81% concorda que irão continuar com estes novos hábitos quando a vida retornar ao “normal”. John Flirth acredita que o consumo de áudio online irá continuar a crescer, especialmente com a ascensão da posição das colunas inteligentes na vida das pessoas e com a fatia dos ecrãs.
Para terminar, Benjamin Masse, Managing Director, Market Development & Strategy do Triton Digital, líder mundial de serviços relacionados com o áudio digital e podcasts, afirma que o número de marcas que aposta em programmatic advertising é cada vez maior, sendo que em 2020 assistiu a um aumento em 341% do investimento em publicidade áudios dentro do seu global programmatic Marketplace, e prevê que este comportamento de crescimento se mantenha durante este ano.
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