A marca de detergente para a roupa Persil, da Unilever, criou um livro infantil que reage à sujidade, de forma a incentivar as crianças a brincar mais no exterior. O livro infantil só ganha vida quando o leitor ‘suja’ as páginas.
A Ogilvy South Africa, na Cidade do Cabo, uniu-se à artista Karabo Poppy para criar o livro ‘The Tale of Spots and Stripes’. A agência trabalhou com os especialistas em impressão Colourtone Aries para criar uma fórmula de tinta que enche as folhas do livro em branco com belas ilustrações, após serem tocadas com as mãos sujas.
O livro também foi desenhado para exercitar as principais capacidades de desenvolvimento de uma criança, incluindo habilidades motoras táteis e finas, perceção visual, desenvolvimento da linguagem e educação.
A Persil lançou o projeto em várias escolas e recebeu apoio do Centro para o Desenvolvimento da Primeira Infância, o principal fornecedor de ferramentas de desenvolvimento infantil e equipamentos de aprendizagem escolar da África do Sul. A marca de detergentes está também a fazer lobby junto do governo deste país para tornar o livro parte do currículo.