Como Diretora do Departamento de Publicidade, Philippine desenvolve pesquisas ad hoc para anunciantes internacionais, ajudando-os a monitorizar o desempenho das suas agências em 45 países e acompanhar a estratégia de media dos seus concorrentes. Antes de entrar na equipa da RECMA, Philippine trabalhou como cliente numa agência digital, a Wunderman.
– Qual é a dimensão da pesquisa [6.ª edição do relatório “New-biz balance”]?
O ranking inclui todos os movimentos dos Top 150 anunciantes acima de $1m de investimento e todos os movimentos regionais e locais acima de $10m. No total, o relatório abrange 837 ganhos e 340 retenções de 276 anunciantes em 62 mercados. O saldo do New biz balance é igual a todos os ganhos menos as percas de cada rede. A retenção não está incluída no saldo, mas é indicada no relatório.
– Quais são as principais conclusões?
2018 foi, novamente, um ano com um grande volume de concursos de agências. No geral, estimamos que estão em jogo US $27,6 bilhões, o que representa um crescimento de 5,6% de investimento em relação ao ano passado. Ao nível de Grupo, é a Publicis que ganha devido à conquista da GSK. No entanto, a conta não será atribuída a nenhuma rede da Publicis e terá a sua própria agência autónoma e dedicada, a Platform GSK. Ao nível da Rede de Agências, a MediaCom lidera, de longe, a corrida com um saldo de US $ 1,5 mil milhões, principalmente graças à conquista da Mars, Adidas e Sky. Além disso, a rede também combinou a melhor pontuação em retenção. O ranking é seguido pela Spark Foundry (US $ 692 milhões), OMD (US $ 508 milhões) e Initiative (US $ 437 milhões) e UM (US $ 406 milhões). De referir que o IPG Mediabrands tem a sua rede no top 5 e está em segundo lugar como grupo – o que significa um bom desempenho.
Olhando para as agências com menor desempenho: Encontramos a Havas Media com um saldo negativo de $121 milhões e a Dentsu Aegis Network com $-820 milhões. No entanto, os resultados são moderados: Havas Media tem vários clientes de médio porte, não necessariamente levados em consideração no Top 150 do estudo. A DAN tem apresentado um excelente desempenho em 2017, com um saldo positivo de + US $2,3 bilhões. De fato, com o elevado número de concursos e a uma taxa de retenção em torno de 29%, é difícil para a agência alcançar estabilidade em New Biz ao longo do ano. De facto, a única agência que teve um saldo positivo e constante ao longo de três anos é a UM.