Entre os 100 campanhas mais eficazes do ranking mundial dos WARC Effective 100, Portugal está no 13º lugar, o melhor resultado de sempre alcançado pelo nosso país nesta classificação de referência mundial.
As premiações que contam para este ranking são os que as marcas, agências e campanhas em Portugal obtiveram nos Prémios à Eficácia, o que faz da competição nacional uma plataforma essencial para destacar o nome de Portugal em termos internacionais. Este ranking, que tinha sido congelado em 2020 saiu agora com dados integrados de 2020 e 2021.
Depois de terem concorrido aos Prémios Eficácia em Portugal e de terem sido premiadas, diversas marcas globais obtiveram pontos suficientes para integrarem o Top de Marcas WARC, nomeadamente a McDonald’s, o IKEA, a WWF, a Dove, a Pantene, a a Vodafone e a Samsung.
Globalmente, Portugal fica à frente de países como o Brasil (16º), Espanha (19º), França (20º), Japão (32º), Itália (33º) e Holanda (37º). Os países que lideram o Top 100 são os Estados Unidos da América, a China, a Índia, o Reino Unido e a Austrália.
Na categoria das agências, a Initiative e a Havas Media de Portugal arrecadaram a 15ª e a 26ª posições, respetivamente, no Top de Agências de Media. A Fullsix obteve o 38º lugar no Top de Agências Digitais.
Também as campanhas vencedoras do Grande Prémio à Eficácia de 2020 e 2021 conseguiram entrar no top 100 mundial. “Estreia-te”, da Fox, conseguiu a 63ª posição e “Preenchidos pela Paralisia”, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa – APCL, ficou em 79º. A sinopse destas campanhas e os respetivos filmes mereceram destaque mundial no site da WARC Effective 100.
Saiba mais sobre o ranking aqui.