O WARC Effective 100 é um ranking que lista as campanhas e empresas mais premiadas pela sua eficácia. Para o realizar, são recolhidas informações das campanhas premiadas em diferentes festivais de publicidade em todo o mundo, nos quais é solicitada a demonstração do impacto das campanhas no negócio das empresas anunciantes, obtendo pontuações diferentes de acordo com os prémios recebidos.
No ranking de 2020, pela primeira vez e após a revisão anual realizada pela WARC, os Prémios à Eficácia estão incluídos no conjunto das competições europeias a ter em conta nessas pontuações. Uma contabilização na qual já foram incluídas quatro agências portuguesas:
FULLSIX
Alcançou a 6ª posição mundial no ranking global das Agências Digitais (Top 10 world’s most awarded digital/specialist agencies for effectiveness) e é a primeira agência europeia no ranking. Com 24 pontos, graças a 1 Ouro, 7 Pratas e 2 Bronzes adquiridos nos Prémios Eficácia 2019, a Fullsix apenas é ultrapassada por quatro agências nos Estados Unidos e uma na China.
iPROSPECT
Alcançou a 25ª posição mundial no ranking global das Agências Digitais (Top world’s most awarded digital/specialist agencies for effectiveness). Os 12,7 pontos obtidos pela iPROSPECT (graças a 1 Ouro, 1 Pratas e 2 Bronzes obtidos nos Prémios Eficácia 2019) contribuem para que o network global iPROSPECT da DENTSU surja na 29ª posição com 62,9 pontos.
Havas Media
Alcançou a 39ª posição mundial no ranking global das Agências de Meios (Top Media Agencies for Effectiveness). O escritório de Portugal da HAVAS MEDIA surge empatado ex aequo com o escritório de Paris, com os mesmos 20 pontos (graças a 3 Ouros e 1 Grande Prémio obtidos nos Prémios Eficácia 2019). O escritório da Havas Media em Portugal contribui para que o network global Havas Media Group surja na 23ª posição com 147,6 pontos.
Reprise
Alcançou a 20ª posição mundial no ranking global das Agências de Meios (Top Media Agencies for Effectiveness). O escritório de Portugal da REPRISE obteve 27,4 pontos (graças aos 2 Ouros, 4 Pratas e 2 Bronzes obtidos nos Prémios Eficácia 2019) e, dentro do seu network, apenas é ultrapassado pelo escritório da Malásia. O escritório da REPRISE em Portugal contribui fortemente para a posição no ranking do network global IPG Mediabrands.
A metodologia WARC Effective 100 foi desenvolvida segundo orientações de Douglas West, professor de Marketing no Kings College, em Londres.
Os Prémios à Eficácia da Comunicação são uma iniciativa única em Portugal, promovida pela APAN, em parceria com a Exoticology. O período de candidaturas para edição de 2020 irá arrancar no próximo mês de maio. Uma edição que ficará marcada pelo momento atípico que se vive atualmente e que terá um lançamento num formato completamente inovador. Em breve serão partilhadas mais informações.
Para saber mais sobre a metodologia do WARC Effective 100: www.warc.com/rankings/effective-100/methodology
Para consultar o ranking do WARC Effective 100: www.warc.com/rankings/effective-100