Está a decorrer o primeiro censo mundial sobre diversidade, equidade e inclusão na indústria global do marketing e da publicidade. Lançado pela World Federation of Advertisers (WFA), este projeto pioneiro vai analisar a situação em 27 países, incluindo Portugal onde a APAN está diretamente envolvida na promoção do inquérito.
A nível global este projeto da WFA está a ser desenvolvido em parceria com a Kantar, e tem o apoio e colaboração de um conjunto de parceiros desta indústria entre os quais as associações de agências EACA e VoxComm.
O estudo denominado de “The Global DEI Census” tem como propósito avaliar as perceções das pessoas relativamente à diversidade e inclusão no local de trabalho, incluindo seu sentido de pertença e perceções de progressão. Com isso estabelecer um ponto de partida que permita planos de melhoria e avaliação contínua.
Em Portugal a APAN, reuniu o apoio da AMD, APAME, APAP, APECOM, APEIP, APODEMO, APPF, APPM, Clube de Criativos, IAB Portugal e a PPM, porque é da maior importância conseguir a maior amostra possível, garantindo a relevância, representatividade e a credibilidade do estudo.
Esta iniciativa baseia-se em trabalhos realizados noutros países, nomeadamente no Reino Unido – Censos All In -, e ainda em esforços de outras associações, com o objetivo de estabelecer um patamar tangível que ajude a tornar esta indústria mais justa e inclusiva.
Com 5.000 respostas até ao dia 2 de julho, data em que estava definido fechar estes censos, e com o número de participações a aumentar em mais de 600 por dia, a WFA decidiu estender o prazo de resposta até 31 de julho.
Pretende-se que o maior número de pessoas do nosso setor dê a sua opinião, e façam parte desta primeira pesquisa histórica sobre diversidade, equidade e inclusão.
O questionário está disponível AQUI. As respostas são totalmente anónimas e não podem ser rastreadas nem ligadas aos inquiridos.