Para alertar para a importância da realização de exames veterinários regulares e promover a linha de alimentos para animais de estimação ProPlan, a Purina desenvolveu uma campanha nas ruas de Paris em que “convidou” os cães a urinar nos seus outdoors. Em troca recebiam um teste de saúde gratuito.
A marca especializada em cuidados com animais de estimação transformou os seus outdoors nas ruas de Paris em verdadeiros check-ups veterinários. O “Street-Vet”, criado pela McCann Paris, lançava feromonas no ar, incentivando os cães a urinar nesses locais. A urina era coletada, passando para um ambiente estéril por baixo da superfície do suporte do outdoor. Através da utilização de um reagente químico e tecnologia de triagem, a Purina detetava se os animais tinham diabetes, problemas renais, infeções urinárias ou problemas de colesterol.
Este processo demorava cerca de 30 segundos e os resultados eram exibidos imediatamente no ecrã da plataforma. Caso o Street-Vet encontrasse algum problema de saúde, mostrava um produto Purina ProPlan como recomendação para ajudar a combater a doença. Era ainda possível, para quem assim preferisse, fazer o download dos resultados do teste e levá-los ao seu veterinário para ter um aconselhamento mais personalizado. Para garantir que os testes eram o mais precisos possível, o sistema foi projeto para que existisse uma autolimpeza entre cada análise.
A “Street-Vet” foi pensada pela McCann Paris para promover a gama de produtos ProPlan da Purina, que atende às necessidades alimentares de cães e gatos com problemas específicos de saúde. A agência contou com o trabalho de pesquisa conduzido pelo Instituto de Engenharia Yncrea e com a clínica veterinária VetParis7. Ao todo, foram colocados 10 outdoors interativos “Street-Vet” na capital francesa durante o mês de março.
De acordo com a McCann, a campanha permitiu que 62% dos consumidores ficassem mais conscientes da necessidade de um check-up veterinário regular e 69% mudaram sua atitude face à importância de uma dieta específica, adaptada aos problemas de saúde dos seus animais. O sentimento positivo em relação à marca aumentou 11% e, nas semanas seguintes à exposição, houve um crescimento de 24% nos exames de saúde nos sites parceiros.