Quais os desafios para as redes sociais em 2021?

Quais os desafios para as redes sociais em 2021?
25/02/2021 APAN

Quais os desafios para as redes sociais em 2021?“Quais os desafios para as redes sociais em 2021?” foi a questão que lançámos a alguns formadores da Academia APAN, que no calendário de março apresentam uma série de formações nesta área.

NUNO ANTUNES, Facebook e Twitter

Antes de mais uma confidência: finalmente um convite para escrever sobre dois clássicos. Confesso que discorrer sobre o TikTok já me maçava. Dito isto, vou direto ao assunto que o espaço é curto. Sobre o Facebook antecipa-se um crescimento dos lives e do conteúdo em vídeo, já para não falar dos grupos que continuarão a sua afirmação. Prestem atenção ao potencial da realidade aumentada e da realidade virtual, elementos importantes da experiência de compras online. E por falar neste tema, os pequenos negócios terão uma ferramenta útil à disposição: o Facebook Shops. Já agora, dizer que as famosas hashtags serão alvo de novidades. Mas o mais importante é uma espécie de alerta que queria deixar-vos. Se antes já se ouviam muitas queixas em reuniões que para se marcar presença nesta rede social estava mais caro, preparem-se, porque andam para aí rumores que o algoritmo vai evoluir e não vai ser para facilitar a vida das marcas. Afinal, nunca se esqueçam que o Facebook é um media. Já sobre o Twitter, a eterna promessa, tem surgido como uma alternativa, ainda ténue é certo, para criação de envolvimento e geração de conteúdo viral a baixo custo. Por isso, neste caso, deixo-vos só um desejo: experimentem.

Nuno Antunes será responsável pela formação sobre “Estratégias para Redes Sociais”, de 2 a 3 de março.

PEDRO CARAMEZ, Linked In

O ano 2020 trouxe muitos desafios a esta plataforma. Entre muitos, a chegada de um novo CEO: Ryan Roslansky. Jeff Weiner deixou o cargo para o antigo Head of Product e com ele muitos desafios de tornar a rede ainda mais poderosa e relevante no mundo profissional. Chegaram muitas novidades que irão ter agora a sua prova de fogo na generalização do seu uso à totalidade da rede. Algoritmo: em outubro de 2020, o Linked In anunciou alterações relevantes no algoritmo que distribui conteúdos pela rede. Esta mudança irá trazer novos desafios para as empresas nos formatos com que entregam conteúdos [Stories, LIVE e Sondagens]. Páginas de Produtos e Eventos: 2021 chega com novos recursos para as páginas das empresas que prometem impulsionar ainda mais a atividade corporativa. Publicidade: promete com a consolidação de formatos de anúncios e novas formas de targetização das audiências.

Pedro Caramez será responsável pela formação sobre “Linked IN para empresas”, de 9 a 10 de março.

ANA MENDES, Instagram

O Instagram não é uma Rede Social são quatro numa só! É a 5ª rede social em Portugal com uma audiência potencial para anunciar de 4,8 milhões de utilizadores (Estudo We are Social, Hootsuite janeiro 2021), apresentando um perfil de utilizadores ainda jovem, 62,8% têm entre 18 e 34 anos.

Para além da importância em criar conteúdo exclusivo é incontornável alocar momentos diários de interação com a comunidade de seguidores, “conversar” com a sua Comunidade.

A gestão de uma conta de Instagram é complexa porque esta rede social tem hoje como lhe chamo “7 casas de conteúdo” distintas, ou seja, 7 localizações onde pode posicionar conteúdo.

O Instagram criou a IGTV para rivalizar com o Youtube, adaptou as histórias para concorrer com o Snapchat e recentemente introduziu o Reels para superar a popularidade do TikTok. A estratégia de conteúdos que utiliza para o Feed não tem bons resultados no Reels! E pode e deve aproveitar a possibilidade de posicionar conteúdo nas várias localizações do Instagram para que tenha diferentes “touch points” com a sua comunidade e aproveite a oportunidade de se expor a uma nova audiência de utilizadores que ainda não são seguidores.

Ana Mendes será responsável pela formação sobre “Instagram Marketing para empresas”, de 17 a 19 de março.

MARTA ARAÚJO, Gestão de crise

Oxitocina. É uma hormona presente no sangue e no cérebro. Funciona como neurotransmissor e atua nos processos cognitivos relacionados com reciprocidade, altruísmo, confiança, comunicação e empatia. E que tem isto a ver com crise, redes sociais e 2021? Tudo. A pandemia veio impor, com o boom das compras online, um paradigma que se estava a adiar: as redes sociais são dos principais pontos de contacto e apoio aos consumidores. Impõe-se, assim, este canal realmente focado na solução, sem colocar o cliente em “banho maria” ou o obrigar a dar mil voltas. Há uma nova noção de tempo. O consumidor está mais sensível e impaciente. Cansado dos bots, da plasticidade, da massificação e da não resolução. Quer verdade e rapidez. Para 2021 recomenda-se uma dose generosa de oxitocina: nas equipas, nas mensagens, na empatia, na verdade, nos timings e, acima de tudo, no alinhamento de processos.  E é assim que se gerem crises: com pessoas, organização e confiança. A oxitocina tende a ser recíproca. E as marcas só têm a ganhar com isso.

Marta Araújo será responsável pela formação sobre “Gestão de Crise nas Redes Sociais”, de 25 a 26 de março.

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