#RebelsForChange é a nova campanha da EDP global sobre a igualdade de género

#RebelsForChange é a nova campanha da EDP global sobre a igualdade de género
22/02/2022 APAN

#RebelsForChange é a nova campanha da EDP global sobre a igualdade de géneroAs áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas) têm poucas profissionais femininas e a EDP quer ser um agente de mudança ao promover a igualdade de género. #RebelsForChange é a mais recente campanha que a EDP lança a nível global, com o objetivo de atrair mais mulheres para carreiras nas áreas técnicas e científicas.

O Fórum Económico Mundial estima que são precisos 136 anos para que o mercado de trabalho alcance a igualdade de género. Este é um objetivo ainda mais difícil de concretizar nas áreas de STEM, onde existe uma forte predominância masculina. A EDP, que emprega muitas pessoas de engenharia, pretende acelerar a mudança e promover a adesão de mais mulheres nestas áreas.

A #RebelsForChange foi desenvolvida pelo Omnicom PR Group em Espanha, com o objetivo de ser implementada nos mercados português, espanhol, brasileiro e norte-americano. Esta é uma iniciativa que está alinhada com os objetivos da EDP que tem como objetivo aumentar a representação feminina na empresa para, pelo menos, 30% até 2025.

Para complementar a iniciativa foi criado um site específico durante esta campanha, através do qual mulheres podem submeter candidaturas para cargos técnicos.

Queremos promover na EDP a participação feminina em funções nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática e, desta forma, contribuir para despertar nas mulheres jovens a vocação para essas áreas. Temos essa responsabilidade com a sociedade e é um compromisso que assumimos”, explica Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis. “Campanhas como esta são fundamentais para ajudar a eliminar obstáculos que impedem as mulheres de ter acesso a carreiras nestas áreas de conhecimento para fazer do mundo um lugar melhor e igualitário para todos”, reforça.

Para a campanha, foi criado um filme onde é pedido a crianças, entre os quatro e os 12 anos, para atribuírem a diferentes manequins, um masculino e um feminino, ou a uma terceira opção neutra, um conjunto de objetos que simbolizam diferentes profissões, tais como um capacete branco, um secador de cabelo, um capacete de astronauta, uma vassoura e um microscópio. No caso do capacete branco, por exemplo, a maioria das crianças colocou-o no lugar do manequim masculino, evidenciando assim o estigma de uma área profissional onde as mulheres ainda são uma minoria.

O vídeo é apenas uma das ações de comunicação desta iniciativa. Futuramente, prevêem-se ações de redes sociais e a participação de duas figuras públicas enquanto embaixadoras, nomeadamente, Marisa Liz, cantora e participante ativa em iniciativas solidárias, como por exemplo o projeto Corações com Coroa, e Madalena Aragão, 16 anos, uma das mais promissoras atrizes da sua geração e uma voz ativa na defesa da igualdade de oportunidades, , mensagem que procura levar sobretudo aos grupos mais jovens.

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