Social Media em destaque no Pequeno-almoço com associados APAN

Social Media em destaque no Pequeno-almoço com associados APAN
27/11/2017 APAN

Social Media em destaque no Pequeno-almoço com associados APANAmérico Campos Silva, Global Head of Digital and Social Media na Shell, em Londres, Sandra Pimentel, Senior Manager of Global Social Media na Marriot International, em Nova Iorque, e Vitor Vieira, Associate Director na Sprinklr, em Londres, foram os três profissionais que a APAN convidou para um pequeno-almoço temático com associados, realizado no passado dia 10 de novembro, em Lisboa. O objetivo foi a partilha de experiências sobre a gestão das plataformas de social media, abordando temáticas como social media insights, social media technology, a evolução do social media para social business e ainda  a gestão de conteúdos específicos para estas plataformas digitais.

Para Américo Campos Silva (veja aqui a entrevista), as marcas têm de caminhar muito depressa porque estamos a evoluir muito rapidamente em termos de comunicação e é necessário diminuir o gap tecnológico existente nas empresas. Um dos principais desafios das marcas, segundo este profissional, é chamar a atenção das audiências para a comunicação. Conseguir a atenção dos clientes, sobretudo agora que as audiências estão cada vez mais dispersas, é cada vez mais relevante.

Para o atual Global Head of Digital and Social Media da Shell, o mais importante é levar o tema dos social media muito a sério e, antes de iniciar uma marca nas Redes Sociais, definir qual o problema que queremos resolver e como as redes sociais podem ajudar: “não podemos discutir esta área nos últimos 10 minutos das reuniões estratégicas”. Para Américo, é preciso olhar para estas ferramentas como parte da estratégia de comunicação e marketing. “Hoje em dia, há muitas empresas que não conseguem explicar porque estão nas redes sociais e os investimentos que fazem.”

Há um ano como senior manager of Global Social Media na Marriot International, em Nova Iorque, Sandra Pimentel (veja aqui a entrevista) está responsável pela estratégia de redes sociais da empresa, trabalhando com os hotéis e submarcas em todo o mundo. “Eu adoro a indústria hoteleira porque temos muito contacto com o cliente. Temos que ter a certeza de que a experiência do nosso cliente é agradável durante todo o percurso da viagem.”A profissional radicada em Nova Iorque não vê muita diferença entre o ramo segurador, que já trabalhou, e o hoteleiro “porque temos sempre de pensar no cliente, o que muda é o produto que comunicamos”.

A formação em Redes Sociais que a empresa faz em cada hotel difere de mercado para mercado: “Em Nova Iorque não posso formar um colaborar na China. É importante ter pessoas alocadas a cada local para formar diretamente porque as mensagens são diferentes”.

Vitor Vieira, associate director na Sprinklr explicou (veja aqui a entrevista) o trabalho da empresa, com sede em Londres: “ajudamos as marcas a criar um sistema de relacionamento com os clientes, criando relações benéficas com a marca. A Sprinklr ajuda as marcas em tudo aquilo que está relacionado com media social e digital: criação e publicação de conteúdos, monitorização, campanhas, soluções de customer care. “Tudo começa com os objetivos das empresas. Precisamos de saber onde é que as marcas querem estar e delineamos assim uma estratégia, criamos uma metodologia e tecnologia para capitalizar o investimento e prevenir crises nas redes sociais das marcas”, refere.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*