Américo Campos Silva, Global Head of Digital and Social Media na Shell, em Londres, Sandra Pimentel, Senior Manager of Global Social Media na Marriot International, em Nova Iorque, e Vitor Vieira, Associate Director na Sprinklr, em Londres, foram os três profissionais que a APAN convidou para um pequeno-almoço temático com associados, realizado no passado dia 10 de novembro, em Lisboa. O objetivo foi a partilha de experiências sobre a gestão das plataformas de social media, abordando temáticas como social media insights, social media technology, a evolução do social media para social business e ainda a gestão de conteúdos específicos para estas plataformas digitais.
Para Américo Campos Silva (veja aqui a entrevista), as marcas têm de caminhar muito depressa porque estamos a evoluir muito rapidamente em termos de comunicação e é necessário diminuir o gap tecnológico existente nas empresas. Um dos principais desafios das marcas, segundo este profissional, é chamar a atenção das audiências para a comunicação. Conseguir a atenção dos clientes, sobretudo agora que as audiências estão cada vez mais dispersas, é cada vez mais relevante.
Para o atual Global Head of Digital and Social Media da Shell, o mais importante é levar o tema dos social media muito a sério e, antes de iniciar uma marca nas Redes Sociais, definir qual o problema que queremos resolver e como as redes sociais podem ajudar: “não podemos discutir esta área nos últimos 10 minutos das reuniões estratégicas”. Para Américo, é preciso olhar para estas ferramentas como parte da estratégia de comunicação e marketing. “Hoje em dia, há muitas empresas que não conseguem explicar porque estão nas redes sociais e os investimentos que fazem.”
Há um ano como senior manager of Global Social Media na Marriot International, em Nova Iorque, Sandra Pimentel (veja aqui a entrevista) está responsável pela estratégia de redes sociais da empresa, trabalhando com os hotéis e submarcas em todo o mundo. “Eu adoro a indústria hoteleira porque temos muito contacto com o cliente. Temos que ter a certeza de que a experiência do nosso cliente é agradável durante todo o percurso da viagem.”A profissional radicada em Nova Iorque não vê muita diferença entre o ramo segurador, que já trabalhou, e o hoteleiro “porque temos sempre de pensar no cliente, o que muda é o produto que comunicamos”.
A formação em Redes Sociais que a empresa faz em cada hotel difere de mercado para mercado: “Em Nova Iorque não posso formar um colaborar na China. É importante ter pessoas alocadas a cada local para formar diretamente porque as mensagens são diferentes”.
Vitor Vieira, associate director na Sprinklr explicou (veja aqui a entrevista) o trabalho da empresa, com sede em Londres: “ajudamos as marcas a criar um sistema de relacionamento com os clientes, criando relações benéficas com a marca. A Sprinklr ajuda as marcas em tudo aquilo que está relacionado com media social e digital: criação e publicação de conteúdos, monitorização, campanhas, soluções de customer care. “Tudo começa com os objetivos das empresas. Precisamos de saber onde é que as marcas querem estar e delineamos assim uma estratégia, criamos uma metodologia e tecnologia para capitalizar o investimento e prevenir crises nas redes sociais das marcas”, refere.