A WFA (Federação Mundial de Anunciantes) fez um survey junto dos seus associados sobre Marketing de influenciadores, que apresenta algumas conclusões muito interessante. Deixamos aqui uma ideia de alguns dos findings:
– A maioria dos respondentes (55%) refere que a sua empresa tem uma política específica para marketing de influenciadores ou que o trabalho com influenciadores está definido na sua política de marketing (45%);
– A maioria das empresas entrega a parceiros externos a identificação e a gestão dos influenciadores;
– 70% das empresas assina sempre contratos com os influenciadores com quem trabalham;
– 64% dos respondentes considera que o marketing de influência vai ser mais importante no futuro e que o budget dedicado a esta atividade irá crescer nos próximos 12 meses;
– Os canais mais escolhidos para a colaboração com os influenciadores são principalmente o Instagram (100%), Facebook (85%), Youtube (67%) e Snapchat (44%), seguido de vários outros;
– A reputação do influenciador e a qualidade dos seus seguidores são os critérios absolutamente cruciais para a seleção dos influenciadores, no entanto, apenas 59% encorajam a transparência acerca da colaboração comercial com a sua marca;
– O #Hashtag da marca é a forma mais utilizada para informar da relação comercial com a marca
– ………
Os resultados completos do estudo estão disponíveis para os associados da APAN pelo que, se pretender ter acesso ao mesmo, deverá solicitar-nos pelo e-mail apan@apan.pt.
E porque este é um tema relevante para os marketers, disponibilizámos recentemente aos nossos associados um webinar organizado pela WFA (World Federation of Advertisers), em parceria com a APR (Advertising Production Resources), sob o título “Uma Abordagem Estratégica para Produção de Conteúdos de Influenciadores”, que pode ser acompanhado a partir dos seus locais de trabalho.
A realização deste webinar resulta das dificuldades manifestadas pelos anunciantes em fazer uma abordagem estratégica à gestão de marketing de influência, numa altura em que aumentam as opções de influenciadores, multiplicam-se as ferramentas disponíveis e o mercado, para além de bastante competitivo, está cada vez mais saturado.
Os associados da APAN podem descarregar aqui a apresentação do webinar. Se quiser ter acesso ao vídeo completo do webinar (45 minutos), terá apenas que nos solicitar.