A rede de móveis Ikea, em Israel, apresentou recentemente o conceito ThisAbles criado a pensar nas pessoas com mobilidade reduzida. Um projeto realizado em parceria com as ONGs israelitas Milbat e a Access, especializadas em ajudar pessoas com deficiência física a obter uma melhor qualidade de vida. A campanha de promoção é assinada McCann Tel Aviv.
Com o ThisAbles foram desenvolvidos uma série de complementos para pessoas portadoras de deficiência física acrescentarem aos seus móveis e acessórios Ikea, para que estes se adequem melhor às suas necessidades nos seus ambientes domésticos. Uma ideia que ecoa numa das missões da marca: criar um quotidiano melhor para todos.
Em vez de redesenhar os produtos existentes, a Ikea projetou 13 complementos para os seus itens mais populares, como puxadores maiores para anexar aos armários e elevação das pernas para os sofás (para facilitar o ato de levantar).
Além de trabalhar com duas ONGs no projeto, a gigante sueca também organizou um hackathon na sua loja, em Tel Aviv, com engenheiros de produto e pessoas portadoras de diferentes tipos de limitações físicas, para trabalhar em conjunto e avaliar de que forma itens diferentes, poderiam ser ajustados para melhor atender às suas necessidades.
Os produtos com complementos ThisAbles podem ser testados na loja Tel Aviv Ikea, mas também estão acessíveis no resto do mundo através de download gratuito no site da campanha e impressão em 3D.
No site é ainda possível encontrar o manual de instruções e vídeos de demonstração para anexação dos complementos 3D aos produtos da rede de móveis. Há também uma área para que todos possam partilhar e sugerir novas ideias que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficiências físicas.
Ao tornar estes complementos de fácil acessibilidade através do download e de disponibilizá-los gratuitamente a toda a população, a Ikea mostra que este tipo de iniciativa não deve ser encarada pelas empresas como um fardo financeiro, mas uma necessidade.
Para a divulgação deste projeto, a McCann Tel Aviv produziu um vídeo que teve como protagonista Eldar, uma pessoa que tem dificuldade em ligar uma lâmpada e levantar-se do sofá. A campanha, que utiliza os próprios produtos como ferramenta para contar histórias, reforça o posicionamento da empresa enquanto marca que está ao alcance de todos, pelos preços baixos, que se renova e inova constantemente.