Nova curta-metragem com celebridades globais põe em destaque a crise climática
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) levou um feroz dinossauro à sede das Nações Unidas para apelar aos líderes mundiais que desenvolvam mais ações no combate às alterações climáticas. A mensagem passou através de um curto vídeo, que se tornou a peça principal da campanha “Don’t Choose Extinction”.
Com uma entrada dramática na icónica Assembleia Geral das Nações Unidas, famoso palco de discursos históricos por parte de líderes de todo o mundo, o dinossauro sobe ao púlpito e dirige-se à audiência, repleta de dignitários e diplomatas em choque, para dizer que “é a altura de os humanos pararem de encontrar desculpas e começarem a fazer mudanças” em relação às alterações climáticas.
“Ao menos nós tivemos um asteroide”, avisa o dinossauro, referindo a teoria popular que explica a extinção dos dinossauros há 70 milhões de anos. “Qual é a vossa desculpa?”, pergunta.
O primeiro vídeo alguma vez filmado dentro da Assembleia Geral das Nações Unidas usando imagens geradas por computador (CGI), conta com diversas celebridades mundiais, que dão voz ao dinossauro em diferentes línguas, como Jack Black (inglês), Eiza González (espanhol), Nikolaj Coster-Waldau (dinamarquês) e Aïssa Maïga (francês).
O dinossauro prossegue salientando como o apoio financeiro aos combustíveis fósseis através de subsídios – dinheiro dos contribuintes que ajuda a manter o custo do carvão, petróleo e gás baixo para os consumidores – é irracional e ilógico face a um clima em mudança.
“Pensem em todas as coisas que podiam fazer com esse dinheiro. Em todo o mundo há pessoas que estão a viver na pobreza. Não acham que ajudá-las faria mais sentido do que… pagar pela extinção da vossa própria espécie?”, pergunta o dinossauro.
“O vídeo é divertido e envolvente, mas as questões que levanta não poderiam ser mais sérias”, diz Ulrika Modéer, Chefe do Gabinete de Relações Externas e Advocacia do PNUD. “O Secretário-Geral das Nações Unidas considerou a crise climática um ‘alerta vermelho para a humanidade’. Nós queremos que o vídeo entretenha, mas também que aumente a consciência para o quão crítica é a situação. O mundo tem de intensificar a ação climática se quisermos manter o nosso planeta seguro para as gerações futuras”.
A campanha “Don’t Choose Extintion”, e este filme, têm como objetivo destacar e chamar atenção para os subsídios de combustíveis fósseis e de como estes estão a impedir progressos significativos no sentido de por fim às alterações climáticas, estando a contribuir para desigualdades, beneficiando os mais ricos.
A pesquisa do PNUD divulgada com a campanha, mostra que o mundo gasta anualmente 423 mil milhões de dólares para subsidiar os combustíveis fósseis junto dos consumidores – petróleo, eletricidade que é gerada pela queima de outros combustíveis fósseis, gás e carvão.
Este valor poderia cobrir os custos de vacinação da COVID-19 de todas as pessoas no mundo, ou pagar três vezes o valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema em todo o mundo.
A campanha e o filme esperam tornar mais acessíveis estes temas que são, por vezes, complexos e técnicos, relacionados com os subsídios de combustíveis fósseis e a emergência climática. Através de uma variedade de ações, nas quais o público é convidado a participar, o propósito é educar e dar voz às pessoas em todo o mundo.