Este mês conhecemos melhor Loara Costa, Diretora de Marketing da Sovena. Natural do Brasil, mas tem o propósito de ajudar a melhorar a vida das pessoas de todo o mundo.
- Quem é a Loara Costa?
Sou brasileira, natural de São Paulo. Tenho 39 anos, sou casada e temos uma bebezinha de 10 meses chamada Francisca. Sou apaixonada por relações humanas, isto é, adoro ouvir e me conectar com o próximo, sempre tentando extrair o melhor destas relações. Isso me inspirou a seguir a minha profissão e gostar tanto do que faço, há quase 20 anos. Estou na Sovena, detentora das marcas Fula e Oliveira da Serra, há 8 anos e meio, com passagens por São Paulo e Lisboa. Atualmente sou responsável pelas áreas de Marketing e Trade Marketing do Grupo a nível global.
- Qual a missão da Sovena e como é que ela se reflete no seu dia a dia?
O propósito da Sovena é trabalhar para acelerar o futuro da alimentação global e tudo o que faço no meu dia a dia está orientado a isso, seja através das ações pensadas para as marcas, seja no apoio ao trabalho das demais áreas e negócios do Grupo.
- Qual o maior desafio de 2021 e o que muda para 2022?
Iniciar o processo de integração e envolvimento das Pessoas, dos negócios e das marcas com o novo propósito do Grupo. Isso perdura para 2022, pois é um processo contínuo e crescente.
- Quais as conquistas do seu negócio ou marca de que mais se orgulha?
A construção de um norte estratégico para a Sovena, bem como a definição de propósitos fortes para as nossas marcas, que não apenas conversam com este norte estratégico, mas que também (e principalmente), ajudam na construção de futuros relevantes para as pessoas e para o Planeta.
- Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?
Na minha família.
- Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?
Um grande projeto que está a acontecer agora no Brasil com a marca de azeites Andorinha (Projeto Revoa), e que tem como base o apoio a negócios e empreendedores sociais que promovem o acesso à alimentação de qualidade a quem mais precisa. Projetos como este fazem com que eu sinta que estou a contribuir genuinamente para um futuro melhor.
- Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?
Além de estar com a minha família e amigos, amo praticar Yoga. A minha família é a minha base, a minha fonte inesgotável de energia e dos meus melhores sentimentos. E o Yoga é uma ferramenta muito poderosa de autoconhecimento.
- Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?
São muitos! Deixo aqui a minha recomendação de uma leitura recente, o livro Torto Arado, do autor brasileiro Itamar Vieira Junior. Extremamente pertinente para o momento que vivemos.
- Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?
Mais do que nunca, é fundamental que as marcas pensem na sua real razão de existir, no propósito que as define e no que deixarão de legado. E que este propósito contribua efetivamente para transformar para melhor a vida das pessoas e do nosso Planeta. Não podemos apenas olhar para dentro….é de suma importância agirmos para transformar positivamente o mundo.