Neste mês, a rubrica que apresenta um profissional de marketing, explode de energia e bom-humor. Conheça melhor a Diretora de Marketing de uma marca especialmente conhecida pela sua comunicação despida de preconceitos – a Control -, e da Pic Solution, ambas do Grupo Artsana.
Quem é a Patrícia Nunes Coelho?
Sou Patrícia Nunes Coelho, 45 anos, mãe de 3 rapazes! Sou a 3ª filha da geração silent como é conhecida, mas a minha educação não foi nada silent. Esta geração foi quem me acompanhou durante a vida, e me ensinou sempre a lutar para criar algo de valor, a levantar quando cair e ser a resiliente perante as adversidades, o que me marcou até aos dias de hoje, quer pelos valores transmitidos quer pela partida antecipada de alguns.
Mas comecemos pela formação, licenciada em Gestão e Administração de Empresas e Executive Master em Marketing Estratégico e Mestrado em Gestão Aplicada, Universidade Católica Portuguesa e Católica Lisbon School of Business and Economics, em diferentes momentos da vida. A minha vivência profissional, como prefiro denominar, encaixa em cerca de 20 anos nas mais diversas áreas, tais como, comercial, trade marketing, formação, relações públicas, gestão de categorias, criação e construção de lojas, gestão de cadeia de retail e marketing integrado. Foi na “escola” Danone International Brands que iniciei o meu percurso profissional, na qual estive cerca de 8 anos, seguindo-se o Grupo Artsana, quer em Portugal, quer no Brasil. Atualmente, sou Diretora de Marketing da Control e Pic Solution, e sou também responsável por Desenvolvimento Internacional de Produto. Leciono como professora convidada numa Pós-graduação e faço parte integrante da Direção da Digital Marketers – Associação de Profissionais de Marketing Digital em Portugal.
Qual a missão da Control e como é que ela se reflete no seu dia a dia?
A principal missão da Control é a contribuição para a criação de uma sociedade sem preconceitos, na qual a sexualidade é abordada, de uma forma natural e integrante da vida do ser humano, tendo sempre como base o respeito e a universalidade. No meu dia a dia, tento subir cada degrau da construção desta estratégia, e a utilização de uma persona humorística é fundamental para dar estes passos na nossa sociedade! É muito bom ver como evoluímos!
Qual o maior desafio de 2022?
Infelizmente acho que teremos mais desafios do que os esperados, mas esse vai ser o maior desafio: ter a serenidade e a visão de longo prazo, nos meios e atividades a implementar a curto prazo, e a resiliência para os ultrapassar em equipa!
Quais as conquistas do seu negócio ou marca de que mais se orgulha?
Ao longo de 20 anos de carreira foram várias as conquistas de que me orgulho e outros momentos menos bons que me fizeram crescer. Orgulho-me na Danone de vários lançamentos que facilitaram a vida das mães portuguesas, e que mudaram a forma de consumo. Orgulho-me das diversas lojas Chicco que abri em Portugal e no Brasil. Orgulho de ter ajudado a construir uma Love Brand como a marca Control e torná-la parte positiva da nossa sociedade! E orgulho-me de todos os que aprenderam comigo e foram crescendo nas suas carreiras! Orgulho-me de poder passar o meu conhecimento e experiência.
Qual a sua maior fonte de inspiração? Onde vai buscar a sua energia?
São várias as minhas fontes de inspiração, a minha mãe que me teve com 50 anos! A Lúcia Rodrigues que foi uma chefe que me ensinou muito! António Dias Da Cunha que terá a minha admiração para todo o sempre, e todas as mulheres e homens que de uma forma ética e profissional contruíram a sua carreira e a sua vida. Energética é realmente um adjetivo que frequentemente me atribuído, pela rapidez de atuação, mas essa energia vem da minha família!
Que encontro ou acontecimento teve maior impacto na sua vida profissional?
Trabalhamos em várias marcas, em várias áreas, mas foi no momento em que oiço os meus consumidores chamarem love brand à Control, é que sabemos que chegamos lá e conseguimos atingir os nossos objetivos de criação de valor.
Qual o seu passatempo/atividade preferida e porquê?
Adoro passear junto ao mar, pois é um momento em que os meus pensamentos se arrumam e pacificam. Sou uma apaixonada por massagens e reiki. A conexão terra e mar é fundamental para saber viver e aproveitar o dia a dia.
Que livro, filme ou museu acha que todos deveriam ter lido ou visto?
Perante a situação atual em que vivemos, e para percebemos a força de um povo na luta da democracia, que poderíamos ser nós, aconselho a ver o documentário “Winter on Fire” de Evgeny Afineevsky.
Que sabedoria de vida ou conselho de ouro gostaria de transmitir a quem ler esta newsletter da APAN?
Aprender, estar sempre a aprender e não parar. Ter a humildade de reconhecer o que não se sabe e procurar esse conhecimento. Só assim poderemos ajudar a criar valor para as nossas empresas e para nós como profissionais. E quando esse conhecimento estiver solidificado, passá-lo, ajudar alguém a crescer! Mas que cada passo que dêmos na nossa vida nos permita contribuir para uma melhor sociedade!