O anúncio mais recente da Ikea Noruega, “The Trash Collection 2021”, apresenta móveis Ikea partidos e descartados a definhar em pátios, lixeiras e em encostas sombrias. Segundo a agência de publicidade norueguesa Try, mais de 3 milhões de peças de mobiliário são deitadas fora todos os anos na Noruega.
Mas aqui, o que podia ser um fim de ciclo é só um recomeço. O passo seguinte é a reparação das peças de mobiliário e a respetiva exposição, numa sala própria, para ilustrar como os produtos do retalhista sueco podem ser reciclados, contribuindo para reduzir o desperdício.
O novo anúncio promove a disponibilidade da Ikea para voltar a comprar o mobiliário que os clientes já não querem, bem como a possibilidade de fornecer gratuitamente peças avulsas para o mobiliário que necessita ser reparado. A Ikea já iniciou programas semelhantes na Escócia e no Canadá.
Esta campanha é a mais recente iniciativa da Ikea de apoio à sustentabilidade. Antes, em janeiro, a companhia tinha lançado um anúncio que retratava um meteoro gigante em direção ao planeta Terra. Um meteoro feito de aparelhos colocados no lixo, brinquedos, plásticos de uso único. A única forma de parar este meteoro era as pessoas mudarem os seus hábitos de vida e abraçarem a velha tríade de reduzir, reutilizar e reciclar.
Mais tarde em maio, a marca lançou um spot que nos apresentou a um pequeno robot que está a tentar salvar o planeta através da limpeza de coisas como sacos de plástico e um derrame de óleo tóxico. Sem sucesso, o robô dirige-se para casa, triste e deprimido. Anima-se apenas quando está com a sua família de robôs, que utiliza devidamente sacos reutilizáveis e outros produtos sustentáveis, da Ikea, claro.
Em fevereiro, a Ikea lançou instruções de desmontagem para seis produtos populares. Este esforço, combinado com os programas de aluguer de mobiliário e com a atual iniciativa de recompra que está a ser divulgada no novo anúncio norueguês são todos consistentes com a estratégia People & Planet que a Ikea revelou em 2018, na qual a empresa se comprometeu a tornar-se totalmente circular até 2030.
Isto envolve a conceção de produtos tendo já em mente a reutilização, a reparação, a reorientação e a reciclagem. Mas significa também a utilização apenas de materiais renováveis, reciclados e recicláveis e a eliminação de resíduos.
Os produtos Ikea não são conhecidos pela sua longevidade, pelo que o foco do marketing na forma como os seus produtos podem ser retirados do ciclo de resíduos é inteligente. Encoraja-nos a olhar mais de perto para o nosso consumo, ao mesmo tempo que reconhece a sua própria responsabilidade em fornecer as ferramentas para ajudar os esforços individuais a favor da sustentabilidade.
Saiba mais aqui.