Vencedores Eficácia contam como foi ganhar um Ouro em 2020

Vencedores Eficácia contam como foi ganhar um Ouro em 2020
27/11/2020 APAN

Vencedores Eficácia contam como foi ganhar um Ouro em 2020Com uma tradição de 16 anos, os Prémios à Eficácia tornaram-se numa referência para as indústrias da comunicação e da publicidade. Este é um ano particularmente difícil, mas nem por isso os anunciantes e agências deixaram de querer fazer parte desta iniciativa que já é a imagem de marca do setor. Para perceber como se sentiram a ganhar um Ouro, num ano tão peculiar, fomos falar com cada um dos premiados.

Grande Prémio à Eficácia, Telecomunicações e Media & Envolvimento das Comunidades

 – “Estreia-te” da The Walt Disney Company Portugal

«Ganhar o Grande Prémio Eficácia é um grande orgulho para nós e para as equipas seja em que momento for, a campanha “Estreia-te” é um caso de sucesso pela sua simplicidade e ligação imediata ao que pretendíamos: estar cada vez mais próximo do nosso público. Um grande fator diferenciador, a proximidade (mais uma vez) e colaboração entre a equipa de Marketing e a equipa Criativa. O briefing, o desenvolvimento da ideia e a implementação são discutidas passo a passo entre as equipas com inputs dos dois departamentos. Obviamente que temos grandes parceiros e agências com quem trabalhamos, e com quem partilhamos, obviamente, esta distinção».

Catarina Barradas, Marketing Director na The Walt Disney Company Portugal

«Celebrar um prémio via mensagens de WhatsApp, tem algo de amargo. Faltam os brindes, os abraços, as coisas que dão sentido à palavra celebração. Ainda assim, é importante celebrar a criatividade e o bom trabalho, mesmo num ano tão desafiante. Ao incentivar a criatividade e o bom trabalho, podemos acender as luzes que precisamos para 2021».

Hellington Vieira, Diretor Criativo da The Walt Disney Company Portugal

Prémio Agência Criativa do Ano – O Escritório

«Ser agência do ano nos Prémios à Eficácia é sempre um facto assinalável no percurso de qualquer agência. No caso d’O Escritório, vem colocar em evidência uma obsessão que temos desde o primeiro dia com a eficácia das ideias que propomos aos nossos clientes. Os resultados são para nós indissociáveis da criatividade que produzimos e acho que este prémio vem atestar isso mesmo. Para além disso, conquistá-lo em 2020 – um ano tão duro e exigente para todos – é especialmente recompensador. Se há ano em que se impunha retribuir a confiança dos nossos clientes com eficácia, era este. Sinceramente, fico muito feliz por termos ganho este prémio, mas mais feliz ainda pelos resultados que ajudámos os nossos clientes a conseguir num ano como este».

Nuno Jerónimo, Co-fundador e Diretor Criativo d’O Escritório

Prémio Agência de Meios do Ano – Havas Media

«Difícil ou eficaz? Os dois! Na Havas Media temos uma noção coletiva de que a dificuldade é um estímulo para a eficácia. Porque para superar, reunimos mais talento e temos mais consciência de que o contributo de cada um de nós…acrescenta muito. E foi isso que conseguimos num ano difícil. Continuámos próximos e envolvidos com as equipas e marcas com que trabalhamos. Porque é difícil, mas é possível. E estamos muito felizes pelo que este prémio representa!»

Rita Amzalak, Managing Partner da Havas Media

PREMIADOS COM OURO

Alimentação e Bebidas – “Mais sabor, menos desperdício” da Unilever FIMA

«Este ano foi, de facto, um ano difícil, mas foi também um ano durante o qual o propósito da nossa marca se tornou ainda mais relevante. É sempre uma honra saber que o nosso trabalho é reconhecido e cá estaremos para continuar a combater o desperdício alimentar, com Hellmann’s».

Equipa Unilever

Saúde, Higiene, Beleza e Cuidados do Lar “Pantene – O Sonho” da P&G

«Sem dúvida um ano muito desafiante! O reconhecimento do prémio pela indústria deixa-nos extremamente felizes e orgulhosos. Num ano tão particular este reconhecimento surge como uma ‘injeção? de motivação extra. Obrigada!»

Carolina Veiga, Diretora de Marketing da P&G e Carmen Brizida, Client Service Director na Carat

Produtos de Consumo Duradouro – “Uma Fotografia de 943km” da Samsung Portugal

«Ganhar nos Prémios à Eficácia em 2020 tem um sabor diferente, tendo ainda mais valor para quem recebe. Em momentos difíceis e prolongados como o que estamos a viver, é fácil o desânimo aparecer e tomar conta. Ganhar um ouro em eficácia é uma forma eficaz de lutar contra o desânimo.  Lembra-nos porque é que continuamos a lutar todos os dias para fazer bem, melhor e diferente. Este é um prémio que valorizou um dos nossos princípios: as marcas quando comunicam para serem relevantes devem ter alguma coisa efetiva  para dizer e/ou entregar que justifique o tempo de atenção  que pedem. Este prémio eficácia para a Samsung é um excelente exemplo da importância desse princípio».

António Roquette, CEO na Uzina

Serviços Financeiros e Seguros Oncologia da Ageas Seguros

«Ganhar é bom. Ganhar é melhor num ano em que todos sentimos que apenas perdemos. Ganhar com um trabalho cuja temática pesada impede as pessoas (quanto mais as marcas) de falarem naturalmente sobre ela, é uma sensação indescritível. Porque fica provado pelos resultados que quando falamos com sensibilidade e compreensão as pessoas ouvem. Ouvem e reagem, porque também elas quererão poder encarar a vida com naturalidade em tudo o que tem bom e de menos bom. Pelo nosso lado estamos felizes e agradecidos por termos ganho este Ouro (em “serviços financeiros e seguros”) e esta Prata (em “novos produtos e serviços”), com um trabalho tão diferente do que é costume fazer-se nestas categorias.»

Maria do Carmo Silveira, Research e Comunicação na Medis e Ocidental

Judite Mota, Chief Creative Officer na VMLY&R

Madalena Magalhães, Head of Strategy na Initiative

Distribuição e Restauração & Comunicação Institucional – “Os Clientes do Lidl”

Comunicação Tática – “O Camião do Lidl”

«É com enorme orgulho que vemos o nosso trabalho tão premiado e reconhecido na XVI gala dos Prémios à Eficácia. É inegável que o Lidl mudou, e esta conquista é mais um sinal que estamos no caminho certo. 2020 foi um ano que nos colocou a todos enormes desafios, e ver que alguns dos prémios que ganhámos foram em projetos desenvolvidos remotamente é uma prova que superámos o desafio e que estamos prontos para tudo. Obrigado pelo reconhecimento e, como diz a nossa cliente Helena Clamote Marques, “Parabéns à equipa de criativos de marketing e dos anúncios do Lidl Portugal, esses sim é que merecem palmas”».

Luis Lobato, Head of Brand no Lidl Portugal

Transportes, Viagens e Turismo – “#Cantskiphope” do Turismo de Portugal

«Um prémio que é um símbolo do nosso compromisso em fazermos do turismo uma força para o bem. Mas também é um prémio que não queríamos ter recebido, porque significava não ter sido necessário lançar este movimento, que não havia uma pandemia e que o turismo e as pessoas não estariam a sofrer o impacto que todos conhecemos. Parabéns às equipas do Turismo de Portugal e da Partners, pelo empenho, criatividade e mobilização por mais um projeto em prol do turismo e do país».

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal

«Este foi o verdadeiro caso de eficácia emocional, que surge de um dos maiores desafios que a marca Visit Portugal enfrentou – o facto de não se poder visitar Portugal. É também o caso da mensagem certa, “esperança”, no momento certo, “desconhecido”, que por isso chegou a movimento e sem um cêntimo investido em media (ou produção) foi partilhado por mais de 1 milhão de pessoas. Como agência sentimos bem aquela que foi a responsabilidade do momento e a assertividade da estratégia seguida. Os nossos parabéns ao Turismo de Portugal pela coragem e pela eficácia conseguida».

Tomás Froes, CEO e sócio fundador da Partners.

Novos Produtos e Serviços – “Revitalift Filler” da L’Oréal Portugal

«A indústria da comunicação e as marcas, e em específico as de grande consumo, são reconhecidas pela sua capacidade de adaptação à velocidade e volatilidade imposta pelo mercado. No Grupo L’Oréal e na McCann, o espírito de inovação, pioneirismo e ambição da equipa, aliados a um trabalho conjunto com parceiros em quem confiamos e com a mesma veia resiliente, são alguns dos ingredientes que colocamos na nossa receita e que nos permitem alcançar os resultados a que nos propomos. 

Mesmo com estas caraterísticas que nos são intrínsecas, o ano de 2020 obrigou-nos, pela sua complexidade e pelos desafios extra que foram surgindo, a fazer valer ainda mais esta nossa capacidade de adaptação. Mas a verdade é que se em 2020 é a COVID-19 que nos desafia a pensar e fazer diferente, nos anos anteriores tem sido o peso da tecnologia, as crises sociais e económicas, as novas tendências e mudanças de paradigma e mentalidades e o boom de conteúdos que nos incitam a ultrapassar o desafio constante de captar o share of attention dos portugueses. E é exatamente esta a visão que nos move: a capacidade de todos os dias, reinventarmos o negócio e fazermos face às condicionantes do mercado com relevância para os consumidores.

Desta forma, independentemente do ano, é sempre um enorme orgulho ver recompensado o trabalho das equipas e esta parceria de longa data que existe entre a L’Oréal e a McCann, especialmente no case De Revitalift Filler que integrou grupos de trabalho tão multidisciplinares e que demonstrou o quanto a comunicação com eficácia tem o poder de tornar tão relevante um novo produto no mercado.»

Tiago Melo, Marketing Director Mass Market na L’Oréal

Catalina Cadena, Chief Strategy Officer na McCANN LX

Utilização Criativa de Meios & Low Budget – “O Press Certo” da Stream and Tough Guy

«Ganhar um prémio de eficácia é um enorme desafio. Após 16 anos da edição do festival, a fasquia está cada vez mais elevada. Para a Stream and Tough Guy, uma agência com apenas um ano de existência, ser distinguida com dois Ouros com as dois duas inscrições – até nisso fomos eficazes 🙂 – é motivo de grande orgulho e satisfação. Ainda para mais, nas duas categorias em que fomos distinguidos: Low Budget e Utilização Criativa de Meios, pois são duas categorias que reforçam o nosso posicionamento e a nossa proposta de valor para as marcas com quem queremos trabalhar. Agradecemos à organização dos Prémios Eficácia pela resiliência e por ter levado a cabo a competição deste ano, apesar de tudo. Estes prémios são um tónico de optimismo para os tempos que vivemos, deixando a promessa de que nos iremos esforçar para que em 2021 tenhamos mais motivos para celebrar».

João Ribeiro, Managing Partner & Miguel Durão, Creative Partner na Stream and Tough Guy

A Força do Bem – Álcool Gel e Super DOC do Super Bock Group

«No Super Bock Group regemo-nos por um sentido forte de responsabilidade social e procuramos contribuir ativamente para a sociedade. Por isso, sermos premiados com esta campanha é, sem dúvida, um motivo de grande orgulho. A campanha foi criada num contexto de grande imprevisibilidade e bastante complicado em Portugal, como todos sabemos, e com todas as nossas equipas a trabalharem à distância. Por todos os motivos, devo dizer que o resultado é muito gratificante».

Bruno Albuquerque, Diretor de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group

«Estes prémios proporcionam-nos, a nós agência, e aos nossos clientes um sentimento de orgulho imenso.  Premeiam o facto de nos focarmos diariamente em acrescentar valor ao negócio das marcas que confiam em nós, ano após ano, que olham para nós como uma verdadeira extensão das suas equipas de marketing e onde a eficácia em tudo o que fazemos é omnipresente. Agradecer a esta equipa fantástica da Initiative e às marcas únicas que trabalhamos e que continuam a acreditar em nós, sabendo que estamos sempre cá para as apoiar, principalmente em momentos desafiantes como os que vivemos, mas que com capacidade de adaptação, espírito resiliente e flexibilidade, nos permite olhar para o futuro com positivismo».

Rui Freire, Managing Director da Initiative

Livro de Vencedores Eficácia 2020: conheça em detalhe cada um dos casos premiados nas diferentes categorias, bem como o júri deste ano.

Disponível apenas em versão digital.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*