A World Federation of Advertisers (WFA) publicou um novo Manifesto sobre Transparência nos Dados Online onde pediu às marcas que se comprometam com um ecossistema transparente que respeite as escolhas dos consumidores e o seu direito a controlar os seus próprios dados.
Esta iniciativa surge porque as evidências mostram que a forma como os dados são recolhidos e usados por alguns players do setor têm um papel importante na redução da confiança das pessoas na publicidade on-line.
O Manifesto apela a que as marcas em todos os mercados do mundo para irem além dos passos legais exigidos pelo novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que diz respeito a qualquer empresa que processe os dados pessoais de cidadãos Europeus a partir de 25 de maio de 2018, e ajuste o tratamento dos dados de forma mais fundamental nas suas empresas.
O objetivo é dar às pessoas um controlo real sobre como e onde seus dados são usados, com o objetivo de restabelecer a confiança do consumidor na publicidade online.
O Manifesto exige que as marcas se comprometam com ações em quatro áreas fundamentais: criar uma forte governança de dados; minimizar a recolha de dados; fornecer aos consumidores controlo real e escolha sobre como os seus dados são usados; e assumir um controlo muito mais ativo da sua cadeia de fornecimento de dados.
Essas medidas vão além do que é exigido pelo RGPD em áreas-chave, como na gestão da cadeia de valor e governança de dados, mas são fundamentalmente voltadas para a criação de uma nova mentalidade que coloca as pessoas primeiro, em vez dos dados. O objetivo final é criar uma indústria de publicidade online baseada em mais confiança, controlo e respeito pelos dados das pessoas.
A APAN também acredita que um futuro em que os consumidores tenham total transparência, escolha e controle sobre seus dados levará a uma maior confiança na publicidade online, relacionamentos mais sustentáveis com a marca e um melhor marketing.