Aliança global apresenta soluções para melhorar a segurança digital

Aliança global apresenta soluções para melhorar a segurança digital
11/02/2020 Ana Grácio

Aliança global apresenta soluções para melhorar a segurança digitalA Global Alliance for Responsible Media (GARM) apresentou a sua estratégia para criar um ambiente digital mais sustentável e responsável, que proteja os consumidores, a indústria de media e a sociedade. O anúncio foi feito no final do mês de janeiro numa sessão do World Economic Media Leaders, que decorreu em Davos, na Suíça, intitulada “Business Leaders Act to Eliminate Harmful Online Content: Global Alliance for Responsible Media launches solutions to Improve Digital Safety”, que juntou Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, Carolyn Everson, VP, Global Marketing Solutions no Facebook, Leena Nair, Chief HR Officer da Unilever, Susan Wojcicki, CEO do YouTube e Michael Roth, CEO da IPG.

Entre julho e setembro de 2019, cerca de 620 milhões de peças de conteúdo nocivo foram removidas pelo YouTube, Facebook e Instagram. Com grandes investimentos das plataformas em equipas e ferramentas, a maior parte desse conteúdo foi removido antes que os consumidores realmente o vissem. No entanto, aproximadamente 9,2 milhões de conteúdos nocivos ainda chegaram aos consumidores durante esse período de três meses, o que equivale a aproximadamente um conteúdo nocivo visualizado por segundo.

A GARM está a tomar medidas para uma abordagem mais colaborativa por forma a proteger os quatro mil milhões de consumidores online que existem atualmente, com o objetivo de eliminar conteúdo online prejudicial e garantir que os maus intervenientes não tenham acesso ao financiamento que vem do anunciante. A GARM fez uma parceria com o Fórum Económico Mundial para promover esse objetivo de melhorar a segurança dos ambientes digitais e juntou-se à Platform for Shaping the Future of Media, Entertainment and Culture. Uma parceria que assume como o seu projeto principal.

A Aliança foi lançada em junho de 2019 pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA) em parceria com a Associação de Anunciantes Americana ( ANA). A iniciativa continua a ser dirigida pela WFA e reúne uma coligação sem precedentes, que representa 97 mil milhões de dólares americanos em gastos com publicidade global, de 39 anunciantes, seis Grupos de Agências Globais, sete plataformas de media líderes e sete associações do setor.

A coligação acelerará o progresso desta iniciativa através de um plano de ação em três vertentes a implementar partir de junho:

Definições partilhadas: a Aliança desenvolveu e adotará definições comuns para garantir que a indústria da publicidade classifica o conteúdo nocivo da mesma forma. As 11 definições-chave, que cobrem áreas como conteúdo explícito, drogas, spam e terrorismo, permitirão que plataformas, agências e anunciantes tenham um entendimento partilhado do que deve ser considerado conteúdo nocivo e de como proteger públicos vulneráveis, como as crianças. O estabelecimento desses padrões é o primeiro passo necessário para impedir que este tipo de conteúdo seja monetizado através da publicidade.

Ferramentas e sistemas comuns: a Aliança desenvolverá e adotará ferramentas comuns que criarão melhores ligações entre os controlos do anunciante, as ferramentas das agências de meios e os esforços da plataforma para classificar o conteúdo. A criação desses vínculos aumentará a transparência e a precisão de como os investimentos em media são direcionados para experiências de consumo mais seguras – em imagens, vídeos e comentários editoriais.

Supervisão independente: a Aliança estabelecerá padrões de medição partilhados para que o setor e as plataformas possam avaliar de maneira justa a sua capacidade de bloquear, desmonetizar e eliminar conteúdo nocivo. A transparência através de uma metodologia comum para anunciantes, agências e plataformas é essencial para definir as ações que aumentam a segurança dos consumidores. A adoção destas medidas e a concordância com a auditoria independente serão essenciais para promover melhorias para todas as partes. Estas serão ainda avaliadas anualmente. Um grupo de trabalho especial da GARM ativará esta estratégia a partir de abril.

Esta nova estratégia é um grande passo para acelerar e integrar esforços importantes para melhorar a segurança em toda a cadeia de produção de media. A visão a longo prazo é impulsionar o crescimento e a conectividade da sociedade em plataformas de media suportadas por publicidade, que promovem e possibilitam o diálogo da sociedade civil. No futuro, a GARM estará comprometida em tomar novas medidas arrojadas que representem o contributo exclusivo da indústria da publicidade para o desafio de eliminar conteúdo nocivo, complementando as abordagens adotadas pelos governos e plataformas online.

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