Antes da Global Marketer Week 2019, a Federação Mundial de Anunciantes (WFA, na sigla em inglês) desafiou todo o setor a apresentar propostas de iniciativas para colocar em prática a Carta Global de Media. Das 60 candidaturas submetidas, 12 foram apresentadas no Media Forum em Lisboa, que decorreu em março deste ano. O Digital Media Benchmark da Digital Decisions foi selecionado pelos membros da WFA como uma das iniciativas mais promissoras e valiosas.
Seis meses depois, a Digital Decisions, juntamente com a WFA e parceiros chave, como a Adloox, a DoubleVerify, a Integral Ad Science, a Meetrics e a MOAT (desde Q4 de 2019), apresentam oficialmente o Digital Media Benchmark – um repositório que agrega dados de visualizações, segurança de marca e fraude publicitária.
Durante o primeiro semestre de 2019, estas empresas monitorizaram mais de um 1 trilião de impressões que submeteram para processamento pela Digital Decisions. Um bechmark anónimo que detalha o desempenho por país, região e canal, e terá uma atualização a cada três meses, conferindo um novo nível de responsabilidades nos meios digitais ao trazer uma nova dinâmica a todo o sector.
O Digital Media Benchmark é uma iniciativa numa escala sem precedentes que mostra o compromisso de todos os fornecedores de dados, envolvidos com o objetivo de impulsionar o progresso nesta área de negócio. Acresce ainda o facto de que não existe reembolso financeiro para nenhum dos participantes, tornando o compromisso totalmente voluntário de todas as partes.
“Muitos anunciantes lutam para estabelecer targets realistas e ambiciosos no que diz respeito às métricas da qualidade digital. O que procuramos alcançar com o Digital Media Benchmark é que toda a indústria tenha acesso a uma base atualizada que possa servir como um recurso dinâmico a ser utilizado como referência nos Acordos de Nível de Serviço de desempenho da agência, por exemplo. Estamos impressionados com o empenho dos parceiros do setor e assumimos com muita seriedade o nosso papel no processamento e na disponibilização desses dados a cada trimestre”, afirma Ruben Schreurs, CEO da Digital Decisions.
“Dá-nos uma motivação acrescida que a indústria esteja a trabalhar em conjunto para ajudar a criar um ambiente melhor e mais sustentável para todos os stakeholders. Vimos isso com a Global Alliance for Responsible Media e agora temos a satisfação de ver que as principais empresas de controlo estão a colaborar com esta iniciativa do Media Digital Benchmark, criada para dar maior visibilidade a algumas das principais áreas de foco da Carta Global de Media da WFA, que pede mudanças aos meios digitais. Estes dados, disponibilizados trimestralmente, são um passo favorável e significativo para essa mudança”, declara Stephan Loerke, CEO da WFA a propósito do lançamento.
O Digital Media Benchmark está disponível para consulta numa página pública que pode ser encontrada aqui: www.wfanet.org/dmb .