As crianças de hoje vivem num mundo onde a publicidade está permanentemente presente. Ela ocupa um lugar importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. A criança deve tomar consciência que a publicidade comercial e não comercial nos diferentes meios de comunicação propõe uma reconstrução da realidade através da linguagem e de imagens específicas.
Ainda que nem todas as mensagens lhes sejam dirigidas, as crianças deverão ser capaz de as interpretar para que a sua resposta possa resultar em escolhas informadas. À medida que a criança vai crescendo, vai também refinando essas capacidades, utilizando-as de diversas formas, quer enquanto indivíduo quer enquanto consumidor.
O programa Media Smart é composto por material didático que visa a compreensão da publicidade e das mensagens de sensibilização comercial e não comercial. O Programa Media Smart tem como objetivo desenvolver o sentido critico das crianças, logo desde muito novas, tornando-as capazes de compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas. Os temas apresentados neste programa bem como as atividades associadas têm como objetivo dar-lhes as ferramentas necessárias a uma tomada de consciência sobre as estratégias publicitárias, permitindo-lhes decisões e opiniões mais informadas.