O programa Media Smart é composto por um conjunto de materiais pedagógicos dirigidos a professores de forma a serem utilizados em contexto de sala de aula. Estes materiais resultaram da adaptação de recursos desenvolvidos e testados no Reino Unido e adaptados à realidade Portuguesa com a direção do Grupo de Peritos e a chancela da Direção Geral de Educação.
Ele foi concebido de forma a desenvolver as capacidades dos alunos para ler e compreender, apresentar, discutir e escrever sobre anúncios em papel e em imagem fixa e/ou em movimento.
Os recursos assentam em princípios de aprendizagem ativa e em metodologias de investigação-descoberta; a sua eficácia depende sobretudo dos debates, dos trabalhos em grupo, das perguntas abertas e dos estímulos à prática da comunicação através dos diferentes meios. É importante frisar que estes materiais são objetivos e partem do pressuposto de que a publicidade não é, intrinsecamente, nociva ou benéfica.
Muitos são os materiais disponíveis para utilização em contexto de sala de aula, abordado diferentes temáticas e especificidades associadas à publicidade nos dias de hoje:
- Introdução à Publicidade
- Módulo Digital
- Imagem Corporal e Auto-Estima