Lançado em Portugal em 2008, o Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 14 anos de idade.
O objetivo do Media Smart é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazerem escolhas informadas.
O Media Smart desenvolve e fornece gratuitamente materiais pedagógicos a escolas, organizações infantis, professores e educadores, onde se ensinam as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.
O Media Smart é a primeira iniciativa do género a ser lançada em Portugal. É patrocinada pela indústria e apoiada pelo Governo Português.
O Programa Media Smart tem como objetivo desenvolver o sentido crítico das crianças, logo desde muito novas, tornando-as capazes de compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas. A publicidade é indissociável da nossa vida: ela tanto pode realçar as qualidades de um produto ou serviço – publicidade comercial – como pode informar e sensibilizar a população para problemas graves como a segurança rodoviária, perigos do tabaco, etc., com o propósito de promover a mudança de atitudes e comportamentos – publicidade não comercial.
Acima de tudo o programa Media Smart é um método de ensino que os educadores (professores e pais) podem adequar de acordo com a sua vontade pessoal. Cada professor é livre de utilizar aquilo que lhe parece interessante ou adaptável à sua disciplina e pode mesmo estender a reflexão a casos com os quais as crianças são confrontadas diariamente.